15 de jul. de 2008

Catolicalizando.

Palavrinha complicada essa do título, só não é mais difícil que digitar c o r r e i o s (ufa! consegui...), mas é exatamente isso, como se fose um verbo no gerúndio, que vejo algumas denominações protestantes e eu mesma. Estamos nos catolicalizando.
Não é de hoje que me sinto insatisfeita com a maneira como vivo o evangelho, ou o cristianismo. O protestantismo moderno que vemos por aí, prega a espiritualidade acima de tudo e de todos. Não, não prega isso, mas é isso que se vive. E assim, todos choram e se emocionam e emprestam canetas uns aos outros em nome de Jesus e... ficam lá, felizes em sua igrejas por terem sido salvos e agora é só adorar!
Eu estou no ''mundo'', e dói, porque está podre. Viver a era do materialismo é muito triste. Todos têm tudo, e não têm nada. Seguem depressivos, investindo em experiências auto-destrutivas, ocos. Enquanto isso... os super-crentes estão saltitantes nos templos sentindo o mover do espírito... onde? Como? Que imagem é essa? Santidade como algo chato, infantil, e impossível de alcançar? O lado homem de Cristo, ninguém mostra? Não acho que sorrisos estampados nos rostos 24h/dia reflitam sinceridade, muito menos a natureza humana de Jesus que foi 100% Deus e 100% homem.
Por falar em paradoxos e contradições, sabe quando me ocorreu o tal verbo ''catolicalizar''? Escutando Diante do Trono. Irônico, não? O grupo símbolo do chororô gospel que irrita qualquer cristão. A letra da música ''Corpo de Cristo" é muito boa (na imagem).
Católica é universal, certo? Universalizar o amor de Deus, o exemplo de Cristo, era pra ser assim, certo? Entender de outra maneira os versículos moto dos reformistas não é pecado, certo? ''Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.'' Efésios 2: 8,9. Não acredito que Paulo tenha nos dito para cruzar os braços.
Estou feliz em me catolicalizar, e que estejam se catolicalizando por aí.

Nenhum comentário: